Stanford University


 

Em outubro de 1891 a Universidade de Stanford abriu as suas portas e rapidamente se transformou em uma universidade modelar, símbolo de beleza e competência…

 

História resumida

Em 1876 Leland Stanford , antigo governador da Califórnia ( 1862-1863 ) e mais tarde Senador dos Estados unidos (1885), começou adquirindo terra no Vale de Santa Clara, cerca de 48 km ao sul de São Francisco para desenvolver uma fazenda, e essa área tornou-se o coração da “Leland Stanford Junior University”.
Leland Stanford e sua esposa Jane tiveram um filho, Leland Junior, que em 1884 morreu de febre tifóide, com a idade de apenas 15 anos. Esse fato motivou os “Leland” a criar algo que beneficiasse outras crianças, surgindo daí a idéia da criação de uma universidade, que recebeu o nome em homenagem ao filho.
Em torno da área de Universidade começou a emergir a cidade de Palo Alto, que tem esse nome em virtude de uma árvore chamada de “El Palo Alto”, existente na região, e que aparece no selo da Universidade.
Provavelmente na ocasião ninguém imaginaria a extraordinária evolução que Stanford teria, transformando-se numa da mais conceituadas universidades americanas, e que também a cidade de Palo Alto se transformaria numa importante cidade, berço do Vale do Silício (Silicon Valley), com o início da empresa Hewlett-Packard – HP, criada por Bill Hewlett e David Packard (), em 1938.





 

O Selo de Stanford

Desde ao início de suas atividades em 1891, a universidade de Stanford utilizou diferentes tipos de selos (Logotipos), sendo que basicamente todos eles utilizam a árvore Palo Alto, como símbolo principal.

”El Palo Alto”

 

Esses selos foram evoluindo, e de 1930 a 1970 o mesmo mostrava a imagem de um índio, com um grande nariz. Nessa ocasião teve início uma serie de argumentos de “nativos”, solicitando à direção de Stanford que não mais utilizasse esse tipo de imagem.
O então presidente da Universidade Richard W. Lyman tomou a decisão de retirar a figura do índio do selo. Algumas tentativas sempre são feitas para a re-introdução da figura do índio, principalmente na época do “Big Game”, o jogo de futebol disputado anualmente entre as universidades de Stanford e Berkeley.

O símbolo atual ainda apresenta a famosa árvore e os dizeres : “DIE LUFT DER FREIHEIT WEHT”, cuja tradução aproximada é “SOPRA O VENTO DA LIBERDADE”

Momento inesquecível

Recebendo os diplomas dos cursos graduados das mãos do Dr. John Linvill, na ocasião Chefe do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Stanford , e atualmente “Professor Emeritus”.

A minha contribuição Técnica e uma Homenagem ao Dr. John Linvill

“Lumped Models of Bipolar Transistors and Evaluation of their Parameters”

Experimentalmente mostrei a reciprocidade no funcionamento de transistores bipolares assimétricos. Uma pequena , mas fixa tensão, aplicada polarizando diretamente à junção emissor-base produz uma corrente no coletor quando o mesmo é aterrado na base do transistor. Surpreendentemente, mesmo quando o transistor é muito assimétrico na região de base, a mesma tensão aplicada diretamente à junção coletor-base , produz a mesma corrente no emissor , quando o mesmo é aterrado na base.

Diferentes Métodos experimentais tiveram que ser desenvolvidos para realizar as medições e compará-las, gerando portanto resultados confiáveis.
Essas medições foram importantes para a determinação dos parâmetros dos modelos concentrados dos transistores bipolares, modelos desenvolvidos pelo Dr. John Linvill. (Ver referência completa nos trabalhos publicados)

JOHN LINVILL

Foi uma honra e um privilégio ter tido como professor e orientador o Dr. John Linvill, na ocasião chefe do Departamento de Engenharia Elétrica de Stanford. A sua competência, paciência e extraordinária compreensão da tecnologia dos semicondutores, foram sem dúvida elementos vitais para o desenvolvimento do meu trabalho em Stanford.

Veja mais sobre o impacto de John Linvill na Universidade de Stanford em: cis.stanford.edu/news/archive/1996/fall.html (James Gibbons)

Link para a Stanford University