Circuitos Integrados

Hilton Andrade De Mello – Editora Edgard Blucher -1976

 

presente livro foi idealizado visando aos estudantes das escolas técnicas de eletrônica e aos técnicos de nível médio do Brasil, embora a cuidadosa seleção do material torne o livro útil para que estudantes de engenharia tenham uma visão prática do uso de circuitos integrados.

No Cap.1 são apresentadas às noções básicas, classificação e introdução à fabricação de circuitos integrados monolíticos. O Cap.2 aborda os tipos de encapsulamento, abrangendo o problema da identificação dos terminais dos circuitos integrados. O Cap.3 apresenta os circuitos integrados existentes no mercado, analisando separadamente os campos linear e digital.

 

No Cap.4 são estudadas as aplicações práticas de circuitos integrados, muitas das quais poderão ser testadas pelos leitores, por envolverem componentes existentes no mercado Nacional, como é o caso do kit M-101 da IBRAPE (amplificador de áudio com 1 w de saída).

O Cap. 5 aborda os problemas práticos encontrados no uso de circuitos integrados, como montagens típicas, uso de soquetes, soldas, etc.

O Cap. 6 trata da manutenção de equipamentos que utilizam circuitos integrados, ilustrando técnicas modernas para a manutenção de equipamentos digitais, como o uso de pulsadores, comparadores, etc.

No Apêndice A são apresentadas noções sobre a álgebra de Boole, e portanto, os leitores, não familiarizados com técnicas digitais, devem ler esse apêndice, antes de estudarem a Sec. 3.1.2 (Noções sobre circuitos digitais) e a Sec. 4.3 (Aplicação de circuitos integrados no projeto de circuitos digitais). Nos cursos das escolas técnicas de eletrônica esse apêndice poderá ser integralmente inserido entre os Caps. 2 e 3; no Apêndice B é apresentada a fabricação de circuitos impressos para equipamentos de entretenimento; no Apêndice C é apresentada uma descrição completa do kit M-101 da IBRAPE – .Indústria Brasileira de Produtos Eletrônicos e Elétricos S.A.; e no Apêndice D uma relação dos principais fabricantes de circuitos integrados sendo, quando possível, também indicados os respectivos representantes ou revendedores.

Com relação às noções básicas sobre dispositivos semicondutores aconselhamos o leitor a consultar o livro Dispositivos semicondutores -Hilton A. Mello e Edmond Intrator -Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.

Menção especial fazemos ao fato de que todos os dados técnicos foram publicados com a cooperação de firmas nacionais e estrangeiras, que nos autorizaram a reprodução de curvas características, especificações e fotografias de componentes e equipamentos, destacando-se a Ibrape-Indústria Brasileira de Produtos Eletrônicos e Elétricos S.A., a Motorola Semicondutores do Brasil Ltda., a Fairchild Camera and Instrument Corporation e a Hewlett-Packard Company: A essas firmas cabe realmente o credIto pelas informações técnicas contidas nesta obra.
Apresentamos, portanto, o presente livro, certos de estarmos cooperando para a formação de técnicos brasileiros nesse campo fabuloso da microeletrônica.

Finalmente deixamos registrados os nossos agradecimentos ao Dr. José de Anchieta Wanderley da Nóbrega pelas críticas e sugestões, às Srtas.. Eloína Cavalcanti Comes e Eneida A. Mendonça pelo trabalho de datilografia do original, e à Srta. Maria da Conceição Franco da Silveira e ao Sr. Antônio Carlos Femandes da Silva, pela execução dos desenhos originais.

H.A.M.